Proposta de Redação Unesp 2010: A Felicidade, entre o ter e o ser.

Faça um comentário »

Mais uma vez eu toco na tecla do treino. Uma redação somente receberá uma nota 10 quando seu  autor conhecer o tema abordado. Portanto, devemos escrever o maior número de redações sobre os mais variados temas. Nesta postagem apresento a proposta de redação da Unesp 2010. O tema é bem simples e já foi cobrado em outros vestibulares, porém ao cobrar “A felicidade, entre o ter e o ser” muitos estudantes tiveram dificuldade para redigir seus textos.

Instrução: leia os textos apresentados:

Contraste entre a vida campestre e a das cidades

Nos campos o vilão sem sustos passa,

Inquieto na corte o nobre mora;

O que é ser infeliz aquele ignora,

Este encontra nas pompas a desgraça:

Aquele canta e ri; não se embaraça

Com essas coisas vãs que o mundo adora:

Este (oh cega ambição!) mil vezes chora,

Porque não acha bem que o satisfaça:

Aquele dorme em paz no chão deitado,

Este no ebúrneo leito precioso

Nutre, exaspera velador cuidado:

Triste, sai do palácio majestoso;

Se hás-de ser cortesão, mas desgraçado,

Antes ser camponês, e venturoso.

(Bocage, Obras de Bocage. Porto: Lello & Irmão-Editores, 1968.)

Proposição

Embora seja um tema tão antigo quanto a própria civilização, a busca da felicidade ainda constitui o problema maior de todos os seres humanos no século XXI. Para alguns, ser feliz só é possível com o acúmulo de bens e de riqueza, vivendo nas grandes cidades e usufruindo de todos os prazeres possíveis, inclusive daqueles que a moderna tecnologia oferece. Para outros, a felicidade só se encontra no despojamento das ambições e na busca das coisas simples, já que a posse de fortuna não garante por si mesma a satisfação integral do homem. Afinal, o que é importante para ser feliz? Riquezas, prazeres, tecnologia, sucesso profissional e pessoal? Ou simplicidade, tranquilidade, renúncia às grandes ambições, busca do bem estar individual na autenticidade do ser, na natureza e na própria natureza humana? O importante, enfim, é ter? ou ser? Seria possível um meio termo para essa busca?

Com base nesta orientação e levando em consideração, se achar necessário, os textos apresentados como base para as questões de números 29 a 32, escreva uma redação de gênero dissertativo sobre o tema:

A Felicidade, entre o ter e o ser.

O que está esperando para fazer a sua redação?

Incoming search terms:

  • redação sobre felicidade
  • redacao felicidade
  • proposta de redação unesp 2010
  • redação sobre a felicidade
  • tema redação unesp 2010

Roberto Sabino

facebook

Roberto Sabino é autor do blog Uma Redação e colaborador de diversos blogs. É Graduando em História na UNESP e Professor de Língua Portuguesa em diversos cursinhos. Seu objetivo é fornecer um conteúdo de qualidade e ajudar os estudantes nesse momento tão complicado: O vestibular


ASSINE NOSSO INFORMATIVO POR EMAIL E RECEBA O NOSSO EBOOK GRÁTIS!

Mais de 1.000 pessoas já subscreveram a nossa newsletter e estão criando Redações Nota 10 com o auxílio do nosso Ebook Grátis. Subscreva também por email, e receba a sua cópia no primeiro email que lhe enviarmos!
*Seu email nunca será partilhado.

Roberto Sabino

facebook

Roberto Sabino é autor do blog Uma Redação e colaborador de diversos blogs. É Graduando em História na UNESP e Professor de Língua Portuguesa em diversos cursinhos. Seu objetivo é fornecer um conteúdo de qualidade e ajudar os estudantes nesse momento tão complicado: O vestibular


Faça um comentário »

Faça um comentário